Professora Renata Chaves

Renata Chaves é professora de Língua Portuguesa, particular e para empresas, na província de Catalunha. Trabalhou 19 anos na Educação Pública primária e secundária no BRASIL, dos quais, os últimos 2 anos no Brasil esteve a frente da coordenação pedagógica secundária com projetos interdisciplinares.
Graduou-se em Pedagogia (1999) e fez pós graduação em Psicopedagogia (2001). Já na Espanha- Catalunha cursou mestrado em Comunicação e Estratégias de Risco (2014) com foco comparativo na importância da educação responsável diante do mundo tecnológico e mestrado em Tecnologia Educativa (2016- atua) enfatizando a educação contemporânea e suas tecnologias como uma nova adaptação pedagógica.
Sua dedicação e interesse atual gira em torno de vários aspectos relacionados ao aprendizado do Português como língua de herança, tais como a necessidade de transmitir a comunidade brasileira, existente em seu entorno geográfico, a importância da identidade cultural e linguística que cada imigrante aporta. Desse interesse, surge a iniciativa do projeto: ONCINHAS NA CATALUNHA-POLH em TARRAGONA.

 

 

 

 

Professora Nágilla Teixeira

Nágilla Cardoso é professora de Língua Portuguesa,  particular para jovens e crianças na província de Tarragona.  Trabalhou mais de seis anos no ensino público brasileiro em todas as fases do aprendizado, desde o ensino fundamental ao médio. Participou ativamente no projeto Jovem Trabalhador como docente.
Licenciou-se  em Letras Português/ Inglês e suas respectivas Literaturas  (2014) pela Universidade Estadual do Maranhão, fez Pós Graduação em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (2015) pela  Faculdade de Ciências  de Wenceslau Braz.

 

Professora Débora Raiane

Débora Raiane graduada na UEG(Universidade Estadual de Goiás), pós- graduada em Literatura e gramática. Exerceu a função de professora durante 7 anos. Sendo eles na rede particular 4 anos e rede pública 3 anos.
Na rede particular trabalhou com ensino primário e na rede pública ensino fundamental e médio.

Professora Tatiana Couto

Tatiana Couto é fonoaudióloga e professora. Em 1996 concluiu o curso de Magistério com aprofundamento de estudos para a educação infantil em São Paulo – SP.
No período de 1997 à 2001 trabalhou como professora de Educação infantil.
No período de 2004 à 2007 trabalhou como Fonoaudióloga, em duas Clínicas Multiprofissionais em São Paulo-SP (Clínica Íntegra em Interlagos-SP e Clínica JM Fonoaudiologia no Alto da boa Vista – SP) atendendo crianças com alterações de fala e linguagem. Também compaginava com o com seu outro trabalho de atendimento no Hospital São Paulo.
De 2005 a 2010 trabalhou como Fonoaudióloga e pesquisadora voluntária no Grupo de Apoio a Criança com Câncer – GRAACC-SP
Em 2010 concluiu o curso de Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana – Área de Disfagia adulto e pediátrico, pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina – UNIFESP-EPM. De 2007 a 2017 esteve no cargo de chefe do serviço de Fonoaudiologia do hospital Alvorada em São Paulo.
Em 2018 emigrou para a Espanha, na região de Navarra e se dedicou neste período a adaptação da família. Entrou em contato com pessoas e grupos de brasileiros e verificou que existia uma necessidade de divulgação dos serviços e dos produtos típicos brasileiros. Com o intuito de ajudar os brasileiros criou uma página do Instagram, o TATI_DICAS que divulga os produtos e serviços dos brasileiros que moram na região Norte da Espanha.
Em 2021 foi convidada pela Coordenadora Pedagógica e responsável pelo projeto das Oncinhas de Catalunha a desenvolver o mesmo projeto em Navarra, juntamente com a Professora Marisa Guedes.

Professora Marisa Guedes 

Marisa Guedes é formada em Letras pela Universidade do Grande ABC, em 2004.
Emigrou para Espanha em 2005 onde foi mãe de 3 filhos, todos trilingues. Se dedicou a sua família e aos seus filhos integralmente durante os primeiros anos de suas vidas, proporcionando um ambiente onde a língua materna era a língua principal falada no ambiente familiar e daí surgiu o interesse em aprender como fomentar a língua portuguesa como língua de herança. Participou em diversos foros de internet conectando-se com mães de diferentes países que se encontravam na mesma situação.
Em 2014 iniciou um projeto chamado Brasileirinhos de Navarra onde reuniu algumas crianças de descendência brasileira, com o intuito de que realizassem reuniões regulares proporcionando assim a oportunidade de praticar o português em um ambiente onde todas as crianças tivessem esse mesmo contexto, a língua brasileira como Língua de Herança. Criou um grupo de mães brasileiras em Navarra, um espaço de intercâmbio de informações, possíveis encontros culturais e de integração social.
Em 2017 fez um intercâmbio cultural na Irlanda, com seus filhos, para que todos pudessem estudar um ano escolar e assim aprendessem o inglês de uma maneira natural.
Profissional autônoma, deu aulas de portugués particulares esporádicas para espanhóis e traduziu um livro acadêmico educacional, do idioma espanhol para o português, para um mestre da Universidade de Málaga.
Em 2021 foi convidada pela Coordenadora Pedagógica e responsável pelo projeto das Oncinhas de Catalunha a desenvolver o mesmo projeto em Navarra, onde vive, e junto com a fonoaudióloga e educadora Tatiana, se implica no projeto com o ddesejo de que as crianças dessa região da Espanha também possam conhecer um pouco mais a língua e a cultura brasileira, da qual todos sabemos que lhes pertence por herança.