Sabemos como é difícil manter nossas raízes quando vivemos fora do Brasil e mais ainda, quando temos que criar nossos filhos. Manter nossas raízes, idioma, cultura, identidade brasileira, requer trabalho constante. Por isso, sabemos que são muitos os desafios e os esforços na luta pelo desenvolvimento do POLH ( Português como Língua Herança). Sua manutenção depende de esforços coletivos: família, apoio da comunidade e instâncias governamentais e, sobretudo, pela sensibilização e profissionalização dos educadores envolvidos.
Mesmo com tantos desafios pela frente, o desejo de fazer a diferença para nossa comunidade de brasileiros na Espanha/Europa e em especial na Catalunha e Navarra, fez com que a professora Renata Chaves tomasse a iniciativa de por em prática um projeto idealizado à anos, criando assim ONCINHAS, que trouxe POLH para Tarragona e Pamplona (brevemente Terraza e Girona). Renata Chaves, com a colaboração pedagógica da professora Marina Minussi deu início em outubro de 2020 ao projeto POLH em Tarragona com atividades para crianças de 3-14 anos.
Atualmente o projeto conta com 5 professoras, Renata Chaves, Nágilla Teixeira, Débora Raiane, Tatiana Couto e Marisa Guedes, todas com formação no setor educativo, com graduação e mestrado na área pedagógica e na área de comunicação, também contam com mais de 15 anos de experiência na educação de crianças, jovens e adultos.
Diretora de Oncinhas
Renata Chaves
Oncinhas na Catalunha está registrada no mapa do Programa ELO EUROPEU . Esse programa faz parte de um grupo comprometido com o Português como Língua Herança, produzindo formação, atividades, artigos e eventos sobre o POLH a nível internacional.