POLH -Português como Língua Herança
O surgimento de Oncinhas está totalmente relacionado com o português e a cultura brasileira e todo o projeto de trabalho está submergido no idioma da Língua Portuguesa. POLH (Português como Língua de Herança) é o suporte que os pais brasileiros necessitavam para que seus filhos conheçam e aprendam de suas raízes.
Este projeto destina-se aos filhos de brasileiros nascidos no país e/ou vindos do Brasil para Espanha, atualmente para as Comunidades de Catalunha e Navarra,. Visa reforçar, preservar e motivar o aprendizado da língua dos pais ou de um dos pais (no caso de casamentos mistos com cônjuge de outra nacionalidade). Parte-se do princípio que a linguagem é uma via que desenvolve a aprendizagem e a aquisição cultural de um povo. Com isso, consideramos a herança linguística a base para que nossos filhos adquiram a herança cultural e identidade brasileira.
POLH significa Português como Língua de Herança. É a língua portuguesa ensinada aos (e falada pelos) filhos de imigrantes brasileiros(as) que nascem e crescem no exterior. POLH é muito mais do que aprender o Português. É o contato com a língua carinhosa de nossos pais, das histórias vividas na infância, do passado presente em nossas memórias, a língua que muitas vezes nossos filhos necessita para expressar o afeto e amor pelos familiares que estão na nossa terrinha (Brasil). Proporcionar o contato oficial com esse idioma através de situações novas, lúdicas e motivantes é associá-la a uma linda história de origem, de um país e de uma identidade.
Com certeza fará toda a diferença para a criança conhecer o que lhe pertence e o que pode ser sua por herança.
Uma Língua de herança é aquela utilizada com restrições (limitada a um grupo social ou ao ambiente familiar) e que convive com outra(s) língua(s) que circula(m) em outros setores, instituições e mídias da sociedade em que se vive. O português é uma língua de herança para os filhos de brasileiros que moram no exterior. Osfalantes de herança imigraram ou nasceram no exterior e mantêm alguma relação com a língua da família. Os falantes de herança podem apresentar habilidades variadas, desde apenas entenderem essa língua, até mostrarem domínio da oralidade, compreensão, leitura e escrita (Valdés, 1995)
A Língua de Herança é o idioma que os pais carregam e decidem transmitir aos filhos como parte de seu legado cultural, desenvolvidos através dos princípios e valores da família. Se você é brasileiro (a) e mora na Província de Tarragona, seus filhos terão uma grande exposição ao Español e Catalão – e provavelmente essas serão sua língua materna, mesmo sem ser a língua da mãe ou do pai. A língua da mãe/pai é o português, portanto quem viveu e sentiu su história ser construida no idioma PORTUGUÊS, carrega consigo a Língua de Herança, que tem um valor precioso e que podemos deixar aos nossos filhos para uma conexão familiar completa.
O POLH é uma forma de fortalecer nossas raízes e laços, através de nosso idioma, cultura, costumes e identidade.
Metodologia Multidiciplinar adaptado as faixas etárias:
Ambientes de imersão total em Língua Portuguesa.
Jogos e brincadeiras como práticas pedagógicas
Práticas de linguagem
Manualidades com temas típicos do Brasil
Aprendizagem mão na massa
Desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de forma contínua e gradativa.
Artes, dança, música, teatro, eventos